Proposta para mês de novembro: Todos os medos o medo

“atravessamos a vida com o nome do medo
e o consolo dalgum vinho que nos sustém” – Al Berto

Minha proposta é uma trapaça. Tenho estudado o tema no meu mestrado e, por isso, vou deixar aqui algumas referências para nos ajudar a pensar.

Minha proposta é uma palavra desdobrável: medo. Este é um convite para que pensemos tanto os medos mais pontuais – a infinita variação de palavras em ‘-fobia’ – até o medo maiúsculo das coisas inomináveis – porque não lhes achamos um nome ou porque o evitamos (por medo).

Este é um convite para o medo inverso do amor do Drummond – “Provisoriamente não cantaremos o amor, / que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos. / cantaremos o medo, que estereliza os abraços”; o medo que surge das palavras do António Pina – “Serei capaz / de não ter medo de nada, / nem de algumas palavras juntas?”; e o medo que nos leva às palavras do Castro Mendes – “Quase sempre a angústia / instaura a luz por dentro das palavras / e lhes rouba os sentidos. / Quase sempre é o medo / que nos conduz à poesia.”

Este é um convite, acima de tudo, para dizermos, a partir de nós mesmos, como é tomar-se completamente de medo, dar ao medo o que ele quer, como disse o O’neill: “Ah o medo vai ter tudo / tudo / (Penso no que o medo vai ter / e tenho medo / que é justamente / o que o medo quer)”. A partir de nós mesmos, “fiéis herdeiros do medo”, que, de novo Drummond, povoamos “a cidade. / Depois da cidade, o mundo. / Depois do mundo, as estrelas, / Dançando o baile domedo.”

Gostaria que em novembro aceitássemos a recomendação – a última – do Cesariny: “anunciar com voz fanhosa / cronologicamente cruelmente / todas as horas do pasmo / todos os dias do calendário do medo”

Anúncios

1 comentário

Arquivado em leonardo arruda

Uma resposta para “Proposta para mês de novembro: Todos os medos o medo

  1. lucas schiavo

    lembro de quando eu li a primeira vez esse poema do o’neill. é dessas coisas que dá inveja, e vontade de ter escrito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s